Guia irationline.com.br - Descubra os melhores locais de Irati.

 

DANIEL KUBASKI TREVISAN

 

Ecoville Irati  - Produtos de limpeza

 

Hotel Paradise

 

CLINICA SAKANE

 

Park Dance Danceteria

 

Chaveiro Cristo Rei

 

 

Sobre Irati

 

Área: 999,515 km² [2]
População:  59 030 hab. Censo IBGE/2013[3]
Densidade: 59,06 hab./km²
Altitude : 812 m
Clima : Subtropical Cfb

 

 

Irati é um município brasileiro do estado do Paraná. Está situado a cerca de 150 km da capital Curitiba, na região Centro-Sul do estado, conforme dizem os habitantes, embora esteja oficialmente na região Sudeste do Paraná, conforme as mesorregiões estabelecidas pelo IBGE.

A população é formada pela mescla de diferentes etnias (especialmente poloneses e ucranianos que buscam manter costumes e tradições de seus ascendentes, o que torna a cidade bastante agradável).

Está em Irati a maior imagem de Nossa Senhora das Graças do mundo, com 22 m de altura. Passam pelo município a BR-277, que corta todo o estado de leste a oeste (de Porto de Paranaguá a Foz do Iguaçu, fronteira com o Paraguai), e a BR-153, que corta o pais de norte a sul.

 

mapa

 

 

História

 

O município teve sua origem na vila de "Covalzinho". Na década de 1890, quando os trilhos da Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande do Sul passaram pela vila, foi ali instalada uma estação ferroviária que recebeu o nome de "Iraty". Isso fez a vila crescer e se tornar importante. Posteriormente, o nome Covalzinho acabou sendo lentamente esquecido, ficando a vila conhecida apenas pelo nome da estação ferroviária. Em 15 de julho de 1907, já elevada a distrito, teve sua emancipação política decretada, desmembrando-se do município de Imbituva. O movimento foi liderado pelo Coronel Emílio Baptista Gomes, que acabou por se tornar o primeiro prefeito.

 

 

Datas comemorativas

 

15 de Julho - Aniversário do Município;
27 de Julho - São Cristóvão
8 de Setembro - Nossa Senhora da Luz (Padroeira)
29 de Setembro - São Miguel
27 de Novembro - Nossa Senhora das Graças

 

Galeria de Fotos

 

 

 

 

Copyright © 2015 powered by Portal irationline - Todos os direitos reservados.