Sabor e Saúde Produtos Naturais
Irati online

Prefeito de Irati anuncia Reforma e Restauro da Casa da Cultura

Publicado em 29/09/2015

Visando acessibilidade projeto terá elevador para conduzir as pessoas para o piso superior.

Prefeito de Irati anuncia Reforma e Restauro da Casa da Cultura


Na tarde de quinta-feira, 24, o Prefeito de Irati, Odilon Burgath, recebeu em seu gabinete, a Secretária Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Fernanda Popoaski e uma repórter da rádio local de Irati, para anunciar a reforma da Casa da Cultura

Burgath, destacou que desde o início da sua gestão, tem procurado com recursos próprios e também através de parceria, a concretização da algo que os iratienses tanto esperam, porque a última restauração foi feita no início dos anos 2000 e já estamos em 2015. Há vários pontos necessitando, o documentário que nós realizamos para elaborar o projeto junto ao Ministério da Cultura, que proporcionou a aprovação desse projeto, que vai ter um custo estimado na realização dessa reforma restauro. Porque além de recuperar e restaurar a casa em seu modelo original, nós vamos ter o projeto já pronto.

O projeto já foi autorizado pela Caixa Econômica Federal para licitação, agora entra na nossa relação de licitações também com o diferencial que é a acessibilidade." Nós vamos ter até um elevador que vai conduzir as pessoas para o piso superior. Algo extremamente necessário, no momento em que a gente vive nesses novos tempos, com a preocupação, não só com as pessoas com necessidades especiais, mas as pessoas idosas, nós vamos ter também esse elevador", diz. Burgath destaca o grande projeto que culminou na aprovação, que são poucos municípios que no Brasil conquistaram recursos como esses. São 350 mil reais do Governo Federal, e o município de Irati, vai investir mais de 130 mil, num custo aproximado de 488 mil, quase meio milhão de reais, na reforma restauro da Casa da Cultura.

A autoridade destaca ainda que a restauração é muito cara." Precisa-se de profissionais corretos, precisa de um projeto muito bem elaborado, não pode-se perder tempo, cada dia de um profissional como esse é realmente um custo caro para o projeto, então estamos agora nessa fase do processo licitatório mas a importância da aprovação de ter essa parceria do Governo Federal e com o Ministério da Cultura vem a bem de toda a nossa população vem em favor da memória de nossa cidade, de um símbolo tão importante que dentro dele nós temos aí nossas lembranças, a nossa própria identidade", diz.

O Prefeito destacou ainda que os projetos estão em exposição no "Espaço Cultural", localizado no interior da prefeitura, que foi inaugurado ano passado, onde pode-se ver os projetos arquitetônicos, esse elevador mencionado, poderá identificar e ver tudo o vai ser realizado nos próximos meses.Ver como vai ficar a "nova, velha Casa da Cultura", porque se trata de uma reforma-restauro. Burgath mencionou o nome da Secretária de Cultura Fernanda Popoaski que com sua habilidade, seu dinamismo, a ex Secretária Claudete Basen, que realizou todo esse trabalho, encaminhou o projeto, a dedicação do nosso funcionário Júlio Cesar Dias e todos os demais integrantes da Secretaria Municipal da Cultura. Ao encerra sua participação no programa, o Prefeito destacou que terá novidades importantes. "Estamos no aguardo, ansiosos pela a autorização na licitação do Centro Cultural do Guamirim, que é um investimento que vai superar 350 mil reais, na construção do antigo clube do Guamirim, outro espaço importante. Toda a comunidade do Guamirim e localidades vizinhas merecem um centro como esse, um investimento importante que nós vamos ter toda essa construção do Centro Cultural, lá no Distrito de Guamirim.

Secom Prefeitura de Irati

Últimas de

Imagem da Notícia

Secretaria de Assistência Social promove Baile do Namorico para população 60+ em Irati

Evento gratuito promovido pela Secretaria de Assistência Social de Irati traz lazer e interação social para a população idosa da cidade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Com 83% das obras concluidas, Irati se torna o primeiro município do Paraná a ganhar uma unidade da Cidade do Idoso

Em 2023, Irati será pioneira no estado ao receber a primeira Cidade do Idoso do Paraná, um complexo social dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida da terceira idade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Queijos, vinhos e poder feminino: ACIAI Mulher reúne 400 mulheres em evento memorável

A 4ª edição do evento 'Queijos e Vinhos Para Elas' fortaleceu a força feminina no associativismo. Com degustações, palestras inspiradoras e networking, o encontro reuniu 400 participantes e deixou uma marca indelével na comunidade feminina local.

Publicado em: 25/06/2023

Imagem da Notícia

Vandalismo e tentativa de furto de fiação elétrica afeta abastecimento de água em bairros de Irati, afirma Sanepar

Equipes trabalham para restabelecer funcionamento da unidade. Previsão é abastecimento volte durante madrugada de segunda-feira (26), de forma gradativa.

Publicado em: 25/06/2023

Destaques do Guia

Mais de

Publicidade

Serralheria e Vidraçaria BINTCHO Massagens Irati VET Q – CLINICA VETERINÁRIA
Imagem da Notícia

Educação abre cadastro para vagas nos CMEIs

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

Educação convoca aprovados em PSS

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

CEU das Artes terá Curso Gratuito de Informática Básica

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Programa Nacional de Imunização

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Secretaria de Saúde promoverá ações alusivas ao Mês da Mulher

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Educação abre PSS para contratação de professores

Publicado em: 18/02/2022

Publicidade

ESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADO Tratamento Com cone Hindu Serralheria e Vidraçaria BINTCHO
Imagem da Notícia

Alteração no esquema vacinal contra a Covid 19

Publicado em: 03/01/2022

Imagem da Notícia

Intervalo para aplicação da terceira dose contra Covid 19 é reduzido

Publicado em: 14/12/2021