Sabor e Saúde Produtos Naturais
Irati online

Terceira edição do Sarau Cultural Afro-Brasileiro é realizada em Irati

Publicado em 06/12/2016

Evento foi realizado para comemorar e refletir sobre a beleza da cultura africana na formação da sociedade brasileira

Terceira edição do Sarau Cultural Afro-Brasileiro é realizada em Irati


O Sarau também recebe o apoio da Divisão de Promoção Cultural. O chefe da Diproc e professor do Departamento de Letras, Edson Santos Silva apresentou o poema dramatizado Gritaram-me Negra, de Victoria Santa Cruz, acompanhado da professora Ana Maria Rufino Gillies, do Departamento de História. Segundo Edson, o texto é um convite para reflexão sobre o poder das palavras.

É um texto que traz uma personagem que aos sete anos, na rua, foi agredida pela palavra negra e, naquela ocasião, ela não entendia o que significava isso. E dentro do contexto da palavra vinha a questão do nariz, da pele. E o texto traz um pouco essa questão de você se apropriar do que você é, e perceber que o seu cabelo crespo é bonito, que o seu nariz não afilado também é bonito, e que sua pele escura também é bonita. O feio é o que as pessoas tentam impingir a essas qualidades. E o texto fala de uma criança que aos sete anos não entendeu aquela agressão e que aos poucos ao amadurecer, fez as pazes com a palavra e com toda aquela situação. Mas é um texto que faz com que pensemos nas dores e como elas se introjetam nas pessoas, explica o professor.

A programação do Sarau envolveu ainda leituras de textos que propuseram diferentes reflexões sobre a temática, e apresentações musicais. Já o grupo de capoeira Guerreiros dos Palmares, de Imbituva, animou o público com a mistura de dança e luta. Para a acadêmica de História e integrante do Neer, Jaqueline Kotlinski, o Sarau é uma forma de resistência da cultura negra. Nós temos o ano todo para pensar nesta questão do preconceito, mas é necessário ter um dia específico com foco nestas questões e em toda cultura, e a maneira como esse processo influencia a nossa vida hoje, complementa.

Durante o Sarau, os participantes também puderam conferir duas exposições organizadas por alunos do Colégio Estadual São Vicente de Paulo. Uma delas foi produzida dentro da disciplina de História, ministrada pela professora Jenice Longato, e a outra, foi confeccionada pelos alunos do professor Carlos de Moura, de Geografia.

O Núcleo de Estudos Étnico-Raciais tem alguns projetos de extensão com esse contato com as escolas. Nós tanto participamos nas escolas de atividades, como também, convidamos a trazer o que eles elaboram, e o mês de novembro é muito rico. Eles vieram, montaram a exposição e participaram com grande satisfação. E isso nos deixa extremamente felizes, conclui Alexandra.

Divisão de Comunicação Social – Unicentro, campus Irati

Últimas de Panorama

Imagem da Notícia

Secretaria de Assistência Social promove Baile do Namorico para população 60+ em Irati

Evento gratuito promovido pela Secretaria de Assistência Social de Irati traz lazer e interação social para a população idosa da cidade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Com 83% das obras concluidas, Irati se torna o primeiro município do Paraná a ganhar uma unidade da Cidade do Idoso

Em 2023, Irati será pioneira no estado ao receber a primeira Cidade do Idoso do Paraná, um complexo social dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida da terceira idade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Queijos, vinhos e poder feminino: ACIAI Mulher reúne 400 mulheres em evento memorável

A 4ª edição do evento 'Queijos e Vinhos Para Elas' fortaleceu a força feminina no associativismo. Com degustações, palestras inspiradoras e networking, o encontro reuniu 400 participantes e deixou uma marca indelével na comunidade feminina local.

Publicado em: 25/06/2023

Imagem da Notícia

Vandalismo e tentativa de furto de fiação elétrica afeta abastecimento de água em bairros de Irati, afirma Sanepar

Equipes trabalham para restabelecer funcionamento da unidade. Previsão é abastecimento volte durante madrugada de segunda-feira (26), de forma gradativa.

Publicado em: 25/06/2023

Destaques do Guia

Mais de Panorama

Publicidade

Massagens Irati CARNEIRO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS VET Q – CLINICA VETERINÁRIA
Imagem da Notícia

Educação abre cadastro para vagas nos CMEIs

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

Educação convoca aprovados em PSS

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

CEU das Artes terá Curso Gratuito de Informática Básica

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Programa Nacional de Imunização

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Secretaria de Saúde promoverá ações alusivas ao Mês da Mulher

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Educação abre PSS para contratação de professores

Publicado em: 18/02/2022

Publicidade

ESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADO AUTO SOCORRO ZANLORENCI Tratamento Com cone Hindu
Imagem da Notícia

Alteração no esquema vacinal contra a Covid 19

Publicado em: 03/01/2022

Imagem da Notícia

Intervalo para aplicação da terceira dose contra Covid 19 é reduzido

Publicado em: 14/12/2021