Vitalle Laboratório
Irati online

Município fará inventário de trecho da BR-153 para municipalização

Publicado em 30/05/2017

Município fará inventário de trecho da BR-153 para municipalização

Município fará inventário de trecho da BR-153 para municipalização

Na manhã desta segunda-feira (29), o prefeito Jorge Derbli esteve em Ponta Grossa no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para dar mais um passo importante na municipalização da BR-153. O município terá que realizar um inventário do trecho de, aproximadamente, 10 km da via para dar continuidade ao processo de mudança.

Recentemente, o Dnit deu o parecer favorável para municipalizar o trecho urbano da BR-153 em Irati. Mas para todo este processo ser efetivado, agora o município precisa fazer um inventáriom desde o trevo de acesso de encontro com a BR-277 até o trevo de acesso à Unicentro.

O superintendente regional do Dnit, Fernando Furiatti Saboia, definiu que Irati envie uma documentação formal, concordando com a transferência, assumindo o trecho, a partir da assinatura do termo, que deverá ser publicado em Diário Oficial. “Este documento terá que passar pela aprovação da Câmara Municipal. Também é solicitada a cópia do ato municipal em que estão definidos os limites vigentes do perímetro urbano de Irati”.

Além disso, Saboia requereu a pesquisa cartorial para levantamento da faixa de domínio em nome da União, do Estado, município e particulares, e a designação de dois servidores públicos técnicos para que possam fazer levantamentos especializados.

“O nosso objetivo é melhorar este trecho e dar mais segurança para todos que utilizam a rodovia. Esta já era uma preocupação minha e encontramos a municipalização como a melhor forma para isso acontecer”, disse Derbli. Com o convênio formalizado, os problemas com faixa de domínio são resolvidos e o município poderá construir ciclovias, rotatórias, lombadas e melhorar a urbanização, em geral. A manutenção e conservação também serão de responsabilidade do município.

“Nós temos um grande número de pessoas que anda a pé na rodovia e isto é perigoso, pois há falta de sinalização e não há um local destinado a este público para transitar de forma segura. Por isso, é necessário dar uma atenção maior à construção de acostamentos”, destaca o prefeito.

Quem também acompanhou esta reunião foi o deputado federal, Sandro Alex, que deu o suporte para a realização deste projeto. “Esta ideia do prefeito Derbli agora se confirma com a autorização do governo federal para a municipalização da BR-153. O Dnit deu o parecer favorável, dando condições para a prefeitura poder fazer investimentos e adequações no perímetro urbano. Sem dúvida, é uma conquista de toda a população”. Os prefeitos de Mallet, Moacir Szinvelski, e de Paulo Frontin, Sebastião Elias da Silva Neto, também participaram do encontro.



Texto e foto: Assessoria de Comunicação

Últimas de Panorama

Imagem da Notícia

Secretaria de Assistência Social promove Baile do Namorico para população 60+ em Irati

Evento gratuito promovido pela Secretaria de Assistência Social de Irati traz lazer e interação social para a população idosa da cidade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Com 83% das obras concluidas, Irati se torna o primeiro município do Paraná a ganhar uma unidade da Cidade do Idoso

Em 2023, Irati será pioneira no estado ao receber a primeira Cidade do Idoso do Paraná, um complexo social dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida da terceira idade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Queijos, vinhos e poder feminino: ACIAI Mulher reúne 400 mulheres em evento memorável

A 4ª edição do evento 'Queijos e Vinhos Para Elas' fortaleceu a força feminina no associativismo. Com degustações, palestras inspiradoras e networking, o encontro reuniu 400 participantes e deixou uma marca indelével na comunidade feminina local.

Publicado em: 25/06/2023

Imagem da Notícia

Vandalismo e tentativa de furto de fiação elétrica afeta abastecimento de água em bairros de Irati, afirma Sanepar

Equipes trabalham para restabelecer funcionamento da unidade. Previsão é abastecimento volte durante madrugada de segunda-feira (26), de forma gradativa.

Publicado em: 25/06/2023

Destaques do Guia

Mais de Panorama

Publicidade

ESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADO VET Q – CLINICA VETERINÁRIA Serralheria e Vidraçaria BINTCHO
Imagem da Notícia

Educação abre cadastro para vagas nos CMEIs

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

Educação convoca aprovados em PSS

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

CEU das Artes terá Curso Gratuito de Informática Básica

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Programa Nacional de Imunização

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Secretaria de Saúde promoverá ações alusivas ao Mês da Mulher

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Educação abre PSS para contratação de professores

Publicado em: 18/02/2022

Publicidade

VET Q – CLINICA VETERINÁRIA Sabor e Saúde Produtos Naturais Tratamento Com cone Hindu
Imagem da Notícia

Alteração no esquema vacinal contra a Covid 19

Publicado em: 03/01/2022

Imagem da Notícia

Intervalo para aplicação da terceira dose contra Covid 19 é reduzido

Publicado em: 14/12/2021