Guia irationline.com.br - Descubra os melhores locais de Irati.

 

ESTOLIMPER - Lavagens de sofás, Tapetes e Col

 

MateShop Taquaral

 

Eletrônica Nunes

 

IMPÉRIO DOS VIDROS E ACABAMENTOS

 

Odonto Logika

 

ESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADO

 

 

 

Açúcar do leite materno protege bebês contra infecções dizem cientistas

 

Pesquisadores mostram que carboidratos também contribuem para ação protetora do leite materno Achado pode levar a novas terapias antibacterianas

Publicado em 21/08/2017

 

Há muito tempo, a ciência já sabe sobre o papel benéfico do leite materno na imunidade do bebê. Na amamentação, por exemplo, sabe-se que há transferência de anticorpos e de importantes proteínas de ação antibacteriana.

Mas agora, cientistas da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, perceberam que também os açúcares presentes no leite humano aumentam a proteção passada de mãe para filho.

Segundo pesquisadores, trata-se do primeiro mapeamento sobre a atividade antibacteriana de carboidratos presentes no leite humano. O estudo é particularmente importante porque esses açúcares, ao contrário da maioria dos antibióticos, não são tóxicos.

Os resultados da pesquisa foram apresentados no domingo (20) em reunião anual da ‘American Chemical Society’. O estudo foi coordenado por Steven Townsend, professor-assistente da Universidade de Vanderbilt.

Cientistas estavam procurando diferentes métodos para combater bactérias causadoras de doenças. Toda a ciência, na verdade, está em busca de novas estratégias porque há um problema crescente de saúde pública com o fenômeno da resistência bacteriana a medicamentos.

Pesquisadores, então, decidiram se concentrar sobre os açúcares – que até agora, por serem muito mais difíceis de estudar, foram alvos de poucos estudos.

Como foi o estudo
Primeiro, cientistas coletaram carboidratos de leite humano, também chamados de oligossacarídeos, de várias amostras de doadoras diferentes.

Depois, com uma técnica de espectrometria de massa -- que ajuda a identificar moléculas por meio da análise de sua estrutura química – foram identificadas milhares de biomoléculas.

Em seguida, eles adicionaram essas moléculas em cultura de bactérias e observaram o resultado com um microscópio. Eles descobriram que os açúcares de uma amostra quase mataram uma colônia de estreptococo – bactéria comum que costuma ser a causa de diversas infecções em recém-nascidos. Nas demais amostras, houve pelo menos alguma efetividade.

Agora, com demais estudos, a ideia é identificar o que faz com que alguns açúcares sejam mais efetivos que outros e, com isso, desenvolver medicamentos a partir desse benefício do leite materno humano.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/acucar-do-leite-materno-protege-bebes-contra-infeccoes-dizem-cientistas.ghtml

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

Falta de chuva traz preocupação a produtores

 

Em Irati não é diferente. A última precipitação foi em 12 e 13 de agosto passado. Neste mês de setembro não ocorreram chuvas. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), na região de Irati, a partir de dados da estaç...

 

Pubicada em: 19/09/2017

Irati conta com mais benefícios ao meio ambiente

 

Reciclagem é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água. Reduz ainda a...

 

Pubicada em: 13/09/2017

Lixo volta a ser depositado na margem do Rio das Antas

 

A Secretaria de Serviços Urbanos está solicitando a toda população, para que colabore com a manutenção do Rio das Antas e outros cursos d’água que passam pela cidade, não depositando lixo em suas margens. Na última segunda-feir...

 

Pubicada em: 12/09/2017

 

Copyright © 2015 powered by Portal irationline - Todos os direitos reservados.