Vitalle Laboratório
Irati online

Recadastramento biométrico em Irati e Inácio Martins entra na reta final

Publicado em 06/12/2017

Prazo para os eleitores destes municípios fazerem o recadastramento vai até o dia 15 de dezembro

Recadastramento biométrico em Irati e Inácio Martins entra na reta final

O prazo para que eleitores de Irati e Inácio Martins façam o Recadastramento biométrico está terminando. Até o dia 15 de dezembro, 43.800 eleitores de Irati e aproximadamente 8 mil de Inácio Martins devem comparecer ao Cartório Eleitoral para fazer a biometria.

Em Irati, segundo a chefe do Cartório Eleitoral, Daisy Cler Filla de Oliveira, foram recadastrados cerca de 82% do total de eleitores. Em Inácio Martins, aproximadamente 87% dos habitantes já foram recadastrados. Também foram feitos 1767 novos títulos e mais de 2 mil eleitores que eram de outros municípios foram feitas para Irati.

Daisy afirma também que, em Inácio Martins restam ainda a serem recadastrados 1028 eleitores. Em Irati, cerca de 7500 eleitores ainda não fizeram o recadastramento. “Fazemos um apelo para estas pessoas que ainda não fizeram (o recadastramento) para que compareçam e não deixem para a última hora, evitando filas”, frisou.

Daisy declarou que nenhuma cidade atingiu 100% do recadastramento de eleitores, uma vez que muitos deles estarão ausentes ou por motivo de viagem a trabalho, estudo ou simplesmente decidiram transferir o título para outra cidade. “”Mas, se fossem comparecer, teríamos capacidade de atender”, frisou.

O juiz auxiliar da coordenação da biometria no Paraná, Marcelo Quentin, visitou o Fórum Eleitoral de Irati nesta segunda-feira, 04. Ele ficou impressionado com o número de jovens inscritos neste ano para o pleito de 2018.

“Isto é muito importante, não só para o jovem começar a participar da política, a fazer as escolhas do estado, como também para ajudar o município a ter mais dinheiro, porque o Fundo de Participação dos Municípios é baseado no número de eleitores. Todos já ouviram falar que o vereador ou o prefeito foi até Brasília para tentar uma emenda parlamentar para transferir recursos para o município, e barganha para isto se faz com o número de eleitores: quanto maior o número, mais poder de barganha a sociedade tem. Nisto, Irati e a zona eleitoral como um todo, fizeram a lição de casa”, pontuou.

Caso o eleitor perca o prazo e tenha o Título cancelado, algumas consequências podem vir de forma imediata, como o cancelamento dos programas do Governo Federal: Bolsa Família, FIES e Minha Casa Minha Vida. No caso da Previdência, o benefício somente será cancelado se for revisado. “O INSS costuma fazer as revisões periodicamente, e se, em uma destas revisões, você não estiver com o Título correto, poderá ter algum tipo de problema”, comentou.

De acordo com Quentin, o eleitor que não fizer a biometria não poderá obter passaporte, empréstimos de bancos públicos, e, no caso de servidor público, não poderá receber nenhum dos seus vencimentos. Segundo o juiz, em todo o estado, faltam cerca de 100 municípios receberem o sistema de biometria digital. Ele comenta que pouco mais de 86% dos eleitores do Paraná já fizeram o recadastramento, restando ainda 14% do eleitorado para a biometria.

“A biometria vai acontecer até março de 2018. Até lá, teremos mais 10 zonas eleitorais em biometria, e aí o saldo remanescente ficará para 2019, pois só pode acontecer depois da eleição. “Neste saldo, vai ficar em torno de 10% do eleitorado paranaense. Vai ser uma biometria difícil, pois teremos que alcançar os rincões do estado para tentar alcançar esta totalidade. Vamos batalhar e conseguir”, ressaltou o juiz.

Conforme Quentin, cerca de 10% dos eleitores paranaenses ainda não precisarão utilizar o sistema biométrico no ano que vem. “É algo que é muito expressivo, se você pensar. O estado de São Paulo hoje está com apenas 20% do eleitorado biometrizado; o Paraná já está com quase 90%, e é um estado grande, com quase 8 milhões de eleitores, então isto é algo expressivo”, frisou.

O juiz comentou também sobre o aplicativo de celular E-Título, lançado no final da semana passada. Com este aplicativo, o eleitor não precisará levar o Título, mas apenas o celular no momento da votação. “É uma inovação muito interessante, e isto só é possível graças a todo este processo de biometria. Cada vez mais nós vamos conseguir informatizar as eleições graças a este processo de cadastro, que é muito seguro. Tivemos casos de eleição digital mesmo, em que o eleitor votou mais de 50 vezes. O sujeito tem um cadastro eleitoral aqui, outro ali, e isto serve para ele ‘vender voto’. Isto torna-se impossível com a biometria, porque ninguém tem os dados biométricos iguais aos da outra pessoa. Estamos respeitando o princípio universal da democracia, de que cada eleitor vale um voto”, finalizou.

O Fórum Eleitoral de Irati fica na Avenida Perimetral João Stoklos, 200, e fica aberto das 09 às 18 horas, sem fechar para almoço.
Maiores informações podem ser obtidas pessoalmente ou pelo telefone 3422-1939.

Fonte: Rádio Najuá

Últimas de Panorama

Imagem da Notícia

Secretaria de Assistência Social promove Baile do Namorico para população 60+ em Irati

Evento gratuito promovido pela Secretaria de Assistência Social de Irati traz lazer e interação social para a população idosa da cidade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Com 83% das obras concluidas, Irati se torna o primeiro município do Paraná a ganhar uma unidade da Cidade do Idoso

Em 2023, Irati será pioneira no estado ao receber a primeira Cidade do Idoso do Paraná, um complexo social dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida da terceira idade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Queijos, vinhos e poder feminino: ACIAI Mulher reúne 400 mulheres em evento memorável

A 4ª edição do evento 'Queijos e Vinhos Para Elas' fortaleceu a força feminina no associativismo. Com degustações, palestras inspiradoras e networking, o encontro reuniu 400 participantes e deixou uma marca indelével na comunidade feminina local.

Publicado em: 25/06/2023

Imagem da Notícia

Vandalismo e tentativa de furto de fiação elétrica afeta abastecimento de água em bairros de Irati, afirma Sanepar

Equipes trabalham para restabelecer funcionamento da unidade. Previsão é abastecimento volte durante madrugada de segunda-feira (26), de forma gradativa.

Publicado em: 25/06/2023

Destaques do Guia

Mais de Panorama

Publicidade

ESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADO Tratamento Com cone Hindu Naturati - Produtos Naturias
Imagem da Notícia

Educação abre cadastro para vagas nos CMEIs

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

Educação convoca aprovados em PSS

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

CEU das Artes terá Curso Gratuito de Informática Básica

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Programa Nacional de Imunização

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Secretaria de Saúde promoverá ações alusivas ao Mês da Mulher

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Educação abre PSS para contratação de professores

Publicado em: 18/02/2022

Publicidade

Sabor e Saúde Produtos Naturais ESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADO Serralheria e Vidraçaria BINTCHO
Imagem da Notícia

Alteração no esquema vacinal contra a Covid 19

Publicado em: 03/01/2022

Imagem da Notícia

Intervalo para aplicação da terceira dose contra Covid 19 é reduzido

Publicado em: 14/12/2021