Guia irationline.com.br - Descubra os melhores locais de Irati.

 

Mundial Auto Center

 

Hotel Paradise

 

TRC SUSTENTÁVEL CAMPOS GERAIS

 

Odonto Logika

 

Naturati - Produtos Naturias

 

MateShop Taquaral

 

 

 

Para não ficar sem coleta e destinação do lixo Prefeitura terá que reajustar taxa

 

Município recebeu prazo do Ministério Público e IAP em caráter de urgência

Publicado em 11/12/2017

 

Problema, que se estende há 10 anos sem resolução pela Prefeitura, terá transbordo temporário como alternativa.

Em 2018, o município de Irati terá um reajuste na tarifa de coleta e destinação do lixo. A medida se deve porque o Aterro Sanitário, localizado no Pinho de Cima, está com sua capacidade máxima e encerrará suas atividades. O Ministério Público (MP) formalizou, em 06 novembro, um prazo para o fim do aterro. O transbordo dos resíduos é a alternativa temporária mais viável encontrada pelo município.

Atualmente, a prefeitura de Irati realiza a coleta de resíduos domiciliares por meio de uma empresa terceirizada e já encontra dificuldades financeiras, retirando dos cofres públicos uma quantia para cobrir as despesas com a coleta urbana. Além deste problema, o caso do aterro, que se estende há 10 anos, teve a determinação do MP e IAP para ser paralisado. “A última licença de operação do aterro tinha validade até 23 de janeiro de 2007. A partir desta data, estava sendo utilizado de forma irregular”, afirma Magda Lozinski, secretária municipal de Ecologia e Meio Ambiente, baseada em toda a documentação sobre o caso.

Desde o ano de 2013, a prefeitura acumula oito processos do MP solicitando a solução da destinação dos resíduos sólidos. “Em novembro deste ano, o MP assinou um termo de ajuste de conduta (TAC) com o município, dando uma data para o fim do aterro. Se não cumprirmos isso, a prefeitura terá uma multa diária de R$10 mil”, explica o prefeito Jorge Derbli, alertando a gravidade do problema. Como o município, até hoje não encontrou outra área adequada para a instalação de um novo aterro, em caráter emergencial, terá que fazer o transbordo dos resíduos. “Este serviço tem alto custo e, por este motivo, será necessário aumentar a taxa de coleta e destinação”, destaca o prefeito.

IAP também cobra medidas
Além do MP, o IAP já realizou o auto de infração ambiental em abril de 2016 e, em 2017, impôs a paralisação do aterro no dia 21 de dezembro. “Para solucionar e não deixar de realizar a coleta e disposição final, fica clara a necessidade do aumento da taxa de lixo, uma vez que se não fizer, a coleta será suspensa”, justifica Magda.

Projeto de lei vai para Legislativo
Como a medida exige agilidade, nos próximos dias, o Executivo enviará à Câmara de Vereadores um projeto de lei para votação do aumento da taxa de lixo. No primeiro ano, este acréscimo será em torno de 93%, sendo que, nos anos seguintes, o proporcional será menor, chegando em 2020, a um equilíbrio entre o custo do serviço e o pagamento da população pela coleta e destinação. De acordo com a Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente, o último orçamento de uma empresa de transbordo, realizado no mês de agosto, foi de R$246.960 mil mensais, sendo a cotação mais barata. Depois da aprovação, ocorrerá um processo de licitação para a contratação da empresa executora do serviço.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Irati

 

 

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

Inaugura em Irati Loja de Máquinas e Equipamentos

 

Inaugura nesta segunda-feira (23/04), em Irati-PR, a loja CARNEIRO MAQUINAS E EQUIPAMENTOS, especializada em Revenda e assistência técnica de motosserras e roçadeiras - Reparos, Consertos e Peças. A nova unidade de negócios vai oferec...

 

Pubicada em: 18/04/2018

Academias da Terceira Idade já estão sendo instaladas

 

No dia de ontem (10) foram instaladas em bairros de Irati as três primeiras academias ao ar livre, as chamadas “Academias da Terceira Idade”, de um lote de 14 equipamentos assegurados ao município pela Secretaria de Estado do Esporte e ...

 

Pubicada em: 11/04/2018

Direto com o Prefeito vai até 17h30

 

Mais uma vez, no dia de hoje (11), está acontecendo o atendimento ao cidadão “Direto com o Prefeito”. Todas as quartas, o prefeito Jorge Derbli abre o seu gabinete para ouvir as reivindicações, pedidos e sugestões dos munícipes. ...

 

Pubicada em: 11/04/2018

 

Copyright © 2015 powered by Portal irationline - Todos os direitos reservados.