Guia irationline.com.br - Descubra os melhores locais de Irati.

 

PANKA CORRETORA DE SEGUROS

 

Equilíbrio - Saúde para corpo e mente

 

ALVORADA CONTABILIDADE - ESCRITÓRIO CONTÁBIL

 

Naturati - Produtos Naturias

 

Irati Auto-Center

 

DANIEL KUBASKI TREVISAN

 

 

 

Para não ficar sem coleta e destinação do lixo Prefeitura terá que reajustar taxa

 

Município recebeu prazo do Ministério Público e IAP em caráter de urgência

Publicado em 11/12/2017

 

Problema, que se estende há 10 anos sem resolução pela Prefeitura, terá transbordo temporário como alternativa.

Em 2018, o município de Irati terá um reajuste na tarifa de coleta e destinação do lixo. A medida se deve porque o Aterro Sanitário, localizado no Pinho de Cima, está com sua capacidade máxima e encerrará suas atividades. O Ministério Público (MP) formalizou, em 06 novembro, um prazo para o fim do aterro. O transbordo dos resíduos é a alternativa temporária mais viável encontrada pelo município.

Atualmente, a prefeitura de Irati realiza a coleta de resíduos domiciliares por meio de uma empresa terceirizada e já encontra dificuldades financeiras, retirando dos cofres públicos uma quantia para cobrir as despesas com a coleta urbana. Além deste problema, o caso do aterro, que se estende há 10 anos, teve a determinação do MP e IAP para ser paralisado. “A última licença de operação do aterro tinha validade até 23 de janeiro de 2007. A partir desta data, estava sendo utilizado de forma irregular”, afirma Magda Lozinski, secretária municipal de Ecologia e Meio Ambiente, baseada em toda a documentação sobre o caso.

Desde o ano de 2013, a prefeitura acumula oito processos do MP solicitando a solução da destinação dos resíduos sólidos. “Em novembro deste ano, o MP assinou um termo de ajuste de conduta (TAC) com o município, dando uma data para o fim do aterro. Se não cumprirmos isso, a prefeitura terá uma multa diária de R$10 mil”, explica o prefeito Jorge Derbli, alertando a gravidade do problema. Como o município, até hoje não encontrou outra área adequada para a instalação de um novo aterro, em caráter emergencial, terá que fazer o transbordo dos resíduos. “Este serviço tem alto custo e, por este motivo, será necessário aumentar a taxa de coleta e destinação”, destaca o prefeito.

IAP também cobra medidas
Além do MP, o IAP já realizou o auto de infração ambiental em abril de 2016 e, em 2017, impôs a paralisação do aterro no dia 21 de dezembro. “Para solucionar e não deixar de realizar a coleta e disposição final, fica clara a necessidade do aumento da taxa de lixo, uma vez que se não fizer, a coleta será suspensa”, justifica Magda.

Projeto de lei vai para Legislativo
Como a medida exige agilidade, nos próximos dias, o Executivo enviará à Câmara de Vereadores um projeto de lei para votação do aumento da taxa de lixo. No primeiro ano, este acréscimo será em torno de 93%, sendo que, nos anos seguintes, o proporcional será menor, chegando em 2020, a um equilíbrio entre o custo do serviço e o pagamento da população pela coleta e destinação. De acordo com a Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente, o último orçamento de uma empresa de transbordo, realizado no mês de agosto, foi de R$246.960 mil mensais, sendo a cotação mais barata. Depois da aprovação, ocorrerá um processo de licitação para a contratação da empresa executora do serviço.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Irati

 

 

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

Ponte sobre o Rio Guamirim está liberada ao tráfego

 

A Secretaria de Serviços Rurais liberou ao tráfego de veículos, no dia de hoje (16), a nova ponte sobre o Rio Guamirim. No final do mês passado, a estrada que liga o Distrito de Guamirim à localidade de Pirapó precisou ser interdit...

 

Pubicada em: 16/10/2018

Prefeito Derbli se licenciará e vice Komnitski assumirá por 30 dias

 

A partir da próxima segunda-feira, dia 15, o prefeito Jorge Derbli, autorizado pelo Poder Legislativo, irá licenciar-se para tratar de assuntos particulares. O prazo da licença se estenderá até 13 de novembro. Durante este período,...

 

Pubicada em: 15/10/2018

Novo ônibus irá atender cerca de 900 pacientes por mês em Irati

 

No último dia 09, aconteceu a entrega oficial do primeiro de dois novos ônibus que irão atuar no transporte de pacientes do município para outros centros. O veículo, ano 2018, foi adquirido com recursos do Governo do Estado, atravé...

 

Pubicada em: 15/10/2018

 

Copyright © 2015 powered by Portal irationline - Todos os direitos reservados.