Guia irationline.com.br - Descubra os melhores locais de Irati.

 

TRC SUSTENTÁVEL CAMPOS GERAIS

 

LAVA CAR OS BOLOTAS

 

Naturati - Produtos Naturias

 

ESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADO

 

Irati Auto-Center

 

LAVA JATO CENTRAL

 

 

 

Vacina da febre amarela principais efeitos adversos

 

Petrópolis recebeu 50 mil doses de vacina contra a febre amarela nesta quinta-feira

Publicado em 22/01/2018

 

Milhares de pessoas – dentre as quais idosos e crianças pequenas – chegam de madrugada para pegar uma senha e um lugar nas filas intermináveis para receber a vacina da febre amarela. Ficam horas sem ir ao banheiro, protegendo-se como podem do Sol ou da chuva, alguns sentados em banquinhos improvisados, esperando a sua vez de levar a picada da agulha que protege contra a picada do mosquito contaminado. A febre amarela pode matar. Aproximadamente 15% das pessoas acometidas desenvolve quadros graves. Nestes, a letalidade pode chegar a 50%. Não dá para ignorar. A vacina é mesmo necessária nas áreas consideradas de risco. No Brasil, a área de risco está aumentando. Recentemente a Organização Mundial de Saúde considerou todo o Estado de São Paulo como área de risco. Poucas são as regiões deste país onde não há risco. Não há dúvida de que a vacinação – que garante 98% de proteção - é importante e necessária. Tudo certo. Porém, a vacina também pode dar efeitos adversos, que vão desde dor no local da aplicação, febre, mal-estar, dor de cabeça ou dor no corpo até reações mais graves e fatais.

Importante saber que as reações mais graves são raras. Estudos apontam a possibilidade de uma reação grave a cada 500.000 vacinados. Acredita-se que desde outubro de 2017 aproximadamente 1,8 milhão de pessoas na cidade de São Paulo receberam a vacina. Neste período houve 2 óbitos atribuídos à vacina, o que significa 1 reação grave para cada 900.000 pessoas.
Até a semana passada 3 pessoas no Estado morreram em consequência de reação à vacina: 2 pessoas na capital e uma pessoa em Matão, na região de São José do Rio Preto. Trata-se de uma vacina feita com o próprio vírus da febre amarela vivo e atenuado. Por isso, em algumas pessoas a vacina pode causar a forma grave da doença, chamada de Doença Viscerotrópica Aguda (DVA).
A DVA pode ter início de 1 a 15 dias após a vacinação contra a febre amarela. O sintomas iniciais são náuseas, vômitos, cansaço, fadiga, mal estar, dificuldade para respirar, dor de cabeça e dor muscular que podem evoluir para queda de pressão, icterícia ( amarelo nos olhos e no corpo) e sinais de sangramento ou hemorragias com insuficiências hepática e renal. Este quadro é extremamente grave e pode evoluir para o óbito.

A DVA pode ocorrer em qualquer pessoa, mas os grupos de risco para a vacina seriam mais susceptíveis. Por isso a vacina deve ser aplicada com indicação e critério nas gestantes, idosos e pessoas com doenças que cursem com imunodepressão. Crianças com menos de 6 meses de idade NÃO devem receber a vacina por risco de acometimento do sistema neurológico. A vacina é importantíssima e protege a imensa maioria da população de uma doença potencialmente grave e fatal como a febre amarela. No entanto, é importante seguir corretamente as orientações das autoridades de saúde em relação aos grupos de risco para minimizarmos, sempre que possível, os seus efeitos adversos.


Crédito: Ascom/PMP

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/vacina-da-febre-amarela-principais-efeitos-adversos.html

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

Moradores fazem fila para receber leite que seria jogado fora por produtores de Ouro Verde do Oeste

 

Moradores de Ouro Verde do Oeste, no oeste do Paraná, formaram fila na tarde de quinta-feira (24) para receber o leite que seria dispensado pelos produtores da cidade. De acordo com o corretor de imóveis Estaziaque Brandt, que fez as i...

 

Pubicada em: 25/05/2018

Paralisação dos serviços da Prefeitura de Irati

 

A administração municipal informa que está paralisando alguns serviços realizados pelo município em função da greve nacional, que está afetando o abastecimento de combustível e de alimentos. Permanecerão os serviços essenciais, c...

 

Pubicada em: 24/05/2018

 

Copyright © 2015 powered by Portal irationline - Todos os direitos reservados.