Guia irationline.com.br - Descubra os melhores locais de Irati.

 

GORDO AUTO SOCORRO 24H

 

Massagens Irati

 

Equilíbrio - Saúde para corpo e mente

 

Mundial Auto Center

 

Chaveiro Cristo Rei

 

ESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADO

 

 

 

Coletiva sobre focos do AEDES em Irati alerta população

 

Março chegou a índice de 7% considerado sério

Publicado em 05/04/2018

 

Na manhã de hoje (05) a secretária de Saúde de Irati, Magali Camargo e a equipe de Endemias do município, concederam coletiva de imprensa para divulgar dados sobre focos do mosquito aedes aegypti em Irati.

Segundo a secretária, a situação é bastante delicada, com grande ocorrência de focos do transmissor da dengue, entre outras enfermidades, principalmente na área central da cidade.

De acordo com relatório da pasta, no mês de março passado, foram feitas 1.046 visitas a residências na área urbana, onde foram detectados 70 pontos confirmados de focos de larvas do aedes. De dezembro até agora, este número sobe para 401.

Segundo Magali, o maior índice sempre foi constatado em residências, nos aspectos considerados até mesmo triviais, em razão do quanto já se falou sobre os cuidados que devem ser observados. Ela cita como exemplos os recorrentes pratos de vasos de plantas e potes com água para animais domésticos que, entre outros itens corriqueiros, continuam sendo ambientes propícios para formação de criadouros.

Março chegou a índice de 7%, considerado sério

Durante a coletiva a secretária explicou que quando o relatório das averiguações constata índice abaixo de 1%, o controle dos focos do aedes aegypti é considerado satisfatório. “Em dezembro do ano passado, tivemos 0,3%, o que foi um ótimo índice”, relatou Magali.

Contudo, de lá para cá, a situação mudou drasticamente. “Acima de 4%, o índice é considerado infestação. E neste relatório de março, chegamos a 7%”, comenta a secretária.

Ela explica que já a partir de hoje (05) as escolas estão trabalhando orientações com os alunos, repassando todas as noções básicas sobre o mosquito, eliminação de possíveis focos e criadouros, as doenças que ele pode transmitir, entre outros assuntos relacionados.

No sábado (07) uma iniciativa conjunta com a Secretaria Municipal de Assistência Social vai acontecer no Alto da Lagoa, com orientações aos moradores, distribuição de sacos de lixo, entre outras ações.

Mas haverá ainda uma mobilização geral no município, com data a ser definida, onde será cumprido um cronograma de varredura e inspeção na cidade toda, iniciando pelo centro. Esta mobilização será levada também aos bairros, e os dias, horários e equipes serão amplamente divulgados para que a população possa estar ciente das ações e auxilie no combate aos focos do mosquito.

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

Mal de Parkinson e o marcapasso cerebral que promete acabar com tremores e convulsões causados pela doença

 

Ao detectar anormalidade, dispositivo monitora atividade elétrica e gera corrente para estimular áreas do cérebro, evitando, assim, movimentos involuntários indesejados. No mundo, mais de seis milhões de pessoas sofrem de Parkinson,...

 

Pubicada em: 10/01/2019

Carro inteligente tem assistente avatar e muda até cheiro conforme emoção do passageiro

 

Há tempos a CES, maior feira de tecnologia do mundo, foi invadida por novidades para veículos. Na edição deste ano, com carros autônomos mais próximos de virar realidade, os automóveis estão ainda mais "inteligentes" e, como um smar...

 

Pubicada em: 10/01/2019

O que é o HTLV 1 vírus pouco conhecido que atinge mais de 800 mil brasileiros

 

Quando era criança, a estudante de Teologia Erika Grace Piva Archanjo, hoje com 31 anos, tropeçava e caía com frequência, acidentes que ela e sua família atribuíam a algum problema ortopédico. Ela nunca foi ao médico por causa disso...

 

Pubicada em: 03/01/2019

 

Copyright © 2015 powered by Portal irationline - Todos os direitos reservados.