Sabor e Saúde Produtos Naturais
Irati online

Julho Amarelo quer prevenção contra as hepatites virais

Publicado em 11/07/2018

Locais onde é possível realizar o teste rápido em Irati

Julho Amarelo quer prevenção contra as hepatites virais

O próximo dia 28 de julho foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2010, como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.

Em Irati, a Secretaria de Saúde cumprirá toda a programação do Julho Amarelo. "O teste rápido está disponível, como de rotina, na maioria das Unidades de Saúde de Irati. Porém até o final do mês haverá uma intensificação da oferta do teste para a população, com brindes para quem realizar o exame", explica a enfermeira Jéssica Cristina Mattos, coordenadora do setor DST.

No dia 27 deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Testagem e Aconselhamento, estará realizando um dia "D" com distribuição de materiais educativos, folders, preservativos incluindo a oferta do teste no Auditório da 4ª Regional de Saúde, ao lado do Banco do Brasil.

As Hepatites Virais são doença graves que atacam o fígado. Muitas pessoas só percebem que têm hepatite após muitos anos de infecção, quando sofrem com as formas mais graves da doença, como cirrose ou câncer de fígado.

Confira quais os locais onde é possível realizar o teste rápido na cidade e interior de Irati.

CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento, Rua Getúlio Vargas, 377, Bairro Fósforo. Fone: 3907 3155.

ESF Vila São João, Rua Domingos da Luz, s/n. Fone: 3907 3026.

ESF Ademar Vieira de Araújo, Rua Benjamin Constant, s/n. Fone: 3907 3122.

UBS Lagoa, Rua Estefano Gil, s/n. Fone: 3907 3106.

UBS Engenheiro Gutierrez, Rua Miguel Gadens, s/n. Fone: 3907 3086.

ESF Guamirim, Rua XV de novembro, s/n. Fone 3434 1118.

Hepatite A
Transmitida por água ou alimentos contaminados, mãos mal lavadas e objetos contaminados. Para evitar a doença, lave bem as mãos, use somente água filtrada ou fervida, lave bem os alimentos que são consumidos crus e não utilize água de rios poluídos para irrigação de hortaliças ou banhar-se.

Hepatite B
Uma das maiores causas de câncer de fígado estima-se que 400 milhões de pessoas no mundo já são portadoras do vírus da hepatite B. É transmitida durante o sexo sem camisinha, da mãe para o bebê durante o parto, pelo compartilhamento de seringas, agulhas, durante a colocação de piercing e procedimentos de tatuagens, na manicure, pedicure ou barbearia, em procedimentos médicos, odontológicos e acupuntura feitos com materiais não esterilizados

Hepatite C
Apresenta um crescimento cinco vezes maior que a AIDS. São mais de 200 milhões de pessoas infectadas no mundo.

Semelhante a hepatite B, é transmitida durante o sexo sem camisinha, da mãe para o bebe durante o parto, pelo compartilhamento de seringas e agulhas, durante a colocação de piercing e procedimentos de tatuagem, na manicure, pedicure ou barbearia, em procedimentos médicos, odontológicos e de acupuntura feitos com materiais não esterilizados.

Prevenção
Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais B e C:

Usar preservativo em todas as relações sexuais, exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings, não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure (alicate de unha/cutícula, lixas, espátulas, esmaltes), não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas, não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas como canudos e cachimbos.

Vacinação
A vacina contra a hepatite B é recomendada para pessoas em qualquer idade, é um direito seu e é a melhor forma de evitar a doença. Essa vacina faz parte do calendário de vacinação da criança, do adolescente e do adulto, está disponível em todas as salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS)

A vacina para hepatite A está disponível no SUS, sendo oferecida no Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 15 meses a 5 anos de idade incompletos.

Desde 2003 já foram notificados 75 casos de hepatites virais em Irati, sendo maior o número de casos de hepatite C (31 casos) como demonstra a literatura.

Tratamento
Tanto para hepatite B quando para a C existe tratamento disponível pelo SUS. Quanto antes diagnosticar, maiores são as chances de curar e evitar complicações graves como o câncer de fígado.

Diagnóstico
O diagnóstico é rápido e fácil, todas as pessoas que passaram por alguma situação de risco para contrair as hepatites virais B e C (relação sexual sem preservativo, compartilhamento de agulhar, seringas, etc.), mas principalmente as pessoas acima de 40 anos, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima a sua casa e solicitar o Teste Rápido.

É um exame simples, que com algumas gotas de sangue da ponta do dedo é possível saber em 30 minutos se a pessoa está infectada ou não. E todo esse procedimento ocorre de forma sigilosa. Somente você e o profissional de saúde saberão o resultado do teste.

Últimas de Panorama

Imagem da Notícia

Secretaria de Assistência Social promove Baile do Namorico para população 60+ em Irati

Evento gratuito promovido pela Secretaria de Assistência Social de Irati traz lazer e interação social para a população idosa da cidade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Com 83% das obras concluidas, Irati se torna o primeiro município do Paraná a ganhar uma unidade da Cidade do Idoso

Em 2023, Irati será pioneira no estado ao receber a primeira Cidade do Idoso do Paraná, um complexo social dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida da terceira idade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Queijos, vinhos e poder feminino: ACIAI Mulher reúne 400 mulheres em evento memorável

A 4ª edição do evento 'Queijos e Vinhos Para Elas' fortaleceu a força feminina no associativismo. Com degustações, palestras inspiradoras e networking, o encontro reuniu 400 participantes e deixou uma marca indelével na comunidade feminina local.

Publicado em: 25/06/2023

Imagem da Notícia

Vandalismo e tentativa de furto de fiação elétrica afeta abastecimento de água em bairros de Irati, afirma Sanepar

Equipes trabalham para restabelecer funcionamento da unidade. Previsão é abastecimento volte durante madrugada de segunda-feira (26), de forma gradativa.

Publicado em: 25/06/2023

Destaques do Guia

Mais de Panorama

Publicidade

Massagens Irati Serralheria e Vidraçaria BINTCHO Sabor e Saúde Produtos Naturais
Imagem da Notícia

Educação abre cadastro para vagas nos CMEIs

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

Educação convoca aprovados em PSS

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

CEU das Artes terá Curso Gratuito de Informática Básica

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Programa Nacional de Imunização

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Secretaria de Saúde promoverá ações alusivas ao Mês da Mulher

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Educação abre PSS para contratação de professores

Publicado em: 18/02/2022

Publicidade

AUTO SOCORRO ZANLORENCI ESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADO Tratamento Com cone Hindu
Imagem da Notícia

Alteração no esquema vacinal contra a Covid 19

Publicado em: 03/01/2022

Imagem da Notícia

Intervalo para aplicação da terceira dose contra Covid 19 é reduzido

Publicado em: 14/12/2021