Guia irationline.com.br - Descubra os melhores locais de Irati.

 

Massagens Irati

 

LAVA JATO CENTRAL

 

DANIEL KUBASKI TREVISAN

 

Vida Animal Clinica Veterinária

 

Chaveiro Cristo Rei

 

ALVORADA CONTABILIDADE - ESCRITÓRIO CONTÁBIL

 

 

Sabor & Sade -Produtos naturais

 

Julho Amarelo quer prevenção contra as hepatites virais

 

Locais onde é possível realizar o teste rápido em Irati

Publicado em 11/07/2018

 

O próximo dia 28 de julho foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2010, como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.

Em Irati, a Secretaria de Saúde cumprirá toda a programação do Julho Amarelo. "O teste rápido está disponível, como de rotina, na maioria das Unidades de Saúde de Irati. Porém até o final do mês haverá uma intensificação da oferta do teste para a população, com brindes para quem realizar o exame", explica a enfermeira Jéssica Cristina Mattos, coordenadora do setor DST.

No dia 27 deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Testagem e Aconselhamento, estará realizando um dia "D" com distribuição de materiais educativos, folders, preservativos incluindo a oferta do teste no Auditório da 4ª Regional de Saúde, ao lado do Banco do Brasil.

As Hepatites Virais são doença graves que atacam o fígado. Muitas pessoas só percebem que têm hepatite após muitos anos de infecção, quando sofrem com as formas mais graves da doença, como cirrose ou câncer de fígado.

Confira quais os locais onde é possível realizar o teste rápido na cidade e interior de Irati.

CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento, Rua Getúlio Vargas, 377, Bairro Fósforo. Fone: 3907 3155.

ESF Vila São João, Rua Domingos da Luz, s/n. Fone: 3907 3026.

ESF Ademar Vieira de Araújo, Rua Benjamin Constant, s/n. Fone: 3907 3122.

UBS Lagoa, Rua Estefano Gil, s/n. Fone: 3907 3106.

UBS Engenheiro Gutierrez, Rua Miguel Gadens, s/n. Fone: 3907 3086.

ESF Guamirim, Rua XV de novembro, s/n. Fone 3434 1118.

Hepatite A
Transmitida por água ou alimentos contaminados, mãos mal lavadas e objetos contaminados. Para evitar a doença, lave bem as mãos, use somente água filtrada ou fervida, lave bem os alimentos que são consumidos crus e não utilize água de rios poluídos para irrigação de hortaliças ou banhar-se.

Hepatite B
Uma das maiores causas de câncer de fígado estima-se que 400 milhões de pessoas no mundo já são portadoras do vírus da hepatite B. É transmitida durante o sexo sem camisinha, da mãe para o bebê durante o parto, pelo compartilhamento de seringas, agulhas, durante a colocação de piercing e procedimentos de tatuagens, na manicure, pedicure ou barbearia, em procedimentos médicos, odontológicos e acupuntura feitos com materiais não esterilizados

Hepatite C
Apresenta um crescimento cinco vezes maior que a AIDS. São mais de 200 milhões de pessoas infectadas no mundo.

Semelhante a hepatite B, é transmitida durante o sexo sem camisinha, da mãe para o bebe durante o parto, pelo compartilhamento de seringas e agulhas, durante a colocação de piercing e procedimentos de tatuagem, na manicure, pedicure ou barbearia, em procedimentos médicos, odontológicos e de acupuntura feitos com materiais não esterilizados.

Prevenção
Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais B e C:

Usar preservativo em todas as relações sexuais, exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings, não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure (alicate de unha/cutícula, lixas, espátulas, esmaltes), não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas, não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas como canudos e cachimbos.

Vacinação
A vacina contra a hepatite B é recomendada para pessoas em qualquer idade, é um direito seu e é a melhor forma de evitar a doença. Essa vacina faz parte do calendário de vacinação da criança, do adolescente e do adulto, está disponível em todas as salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS)

A vacina para hepatite A está disponível no SUS, sendo oferecida no Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 15 meses a 5 anos de idade incompletos.

Desde 2003 já foram notificados 75 casos de hepatites virais em Irati, sendo maior o número de casos de hepatite C (31 casos) como demonstra a literatura.

Tratamento
Tanto para hepatite B quando para a C existe tratamento disponível pelo SUS. Quanto antes diagnosticar, maiores são as chances de curar e evitar complicações graves como o câncer de fígado.

Diagnóstico
O diagnóstico é rápido e fácil, todas as pessoas que passaram por alguma situação de risco para contrair as hepatites virais B e C (relação sexual sem preservativo, compartilhamento de agulhar, seringas, etc.), mas principalmente as pessoas acima de 40 anos, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima a sua casa e solicitar o Teste Rápido.

É um exame simples, que com algumas gotas de sangue da ponta do dedo é possível saber em 30 minutos se a pessoa está infectada ou não. E todo esse procedimento ocorre de forma sigilosa. Somente você e o profissional de saúde saberão o resultado do teste.

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

Vacina contra sarampo para adultos precisa ser atualizada

 

A Secretaria de Saúde de Irati comunica que, de 06 a 20 de agosto, todos os adultos com menos de 50 anos precisam atualizar a vacina contra o sarampo. Para menores de 49 anos, o padrão é uma dose. Para menores de 30 anos, são duas doses...

 

Pubicada em: 20/07/2018

Oficinas do Projeto Arte e Movimento

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do departamento de Gestão do SUAS comunica os dias, horários e locais dos equipamentos e encaminhamentos da oficina de Práticas Corporais do Projeto Arte e Movimento para pessoas id...

 

Pubicada em: 20/07/2018

Irati ganha condomínio do idoso em investimento de 5 milhões

 

Representando a governadora Cida Borghetti, o presidente da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, veio a Irati e durante o sábado de rodeio (14) anunciou a liberação de mais um benefício para o município junto ao Governo do Estado. Junto ao...

 

Pubicada em: 17/07/2018

 

Copyright © 2015 powered by Portal irationline - Todos os direitos reservados.