Guia irationline.com.br - Descubra os melhores locais de Irati.

 

DANIEL KUBASKI TREVISAN

 

Nutricial Pet Center

 

Massagens Irati

 

LAVA JATO CENTRAL

 

Equilíbrio - Saúde para corpo e mente

 

Serralheria e Vidraçaria BINTCHO

 

 

Sabor & Sade -Produtos naturais

 

Nesta sexta-feira dia 07 acontecerá em Irati evento cívico em comemoração à Independência do Brasil

 

Às 08h, acontecerá cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, na Praça da Bandeira.

Publicado em 04/09/2018

 

Após esta solenidade, às 8h30, terá início o Desfile Cívico, na Rua Conselheiro Zacarias, contando com a participação de diversas instituições, entre escolas municipais, centros municipais de educação infantil, escolas federais, estaduais e privadas, e outras entidades. No total, o desfile em Irati, neste ano, reunirá 88 instituições.

Conduzindo as diversas entidades em desfile, farão a condução rítmica marcial da apresentação, além da banda da Guarda Mirim de Irati, a Banda João Paulo 2º, as fanfarras iratienses Mercedes Braga, Irmã Helena Olek e Matilde Araújo do Nascimento, além das fanfarras Capitão Vieira Lopes e Barão de Capanema, que são de Prudentópolis, e a Fanfarra Municipal de Guamiranga e a Fanfarra Boa Vista, que também é daquele município. Haverá partição também do Projeto Dialogando com o Corpo, a Arte e a Educação.

Após o cerimonial de abertura, em padrões militares, acontecerá o desfile dos Cmeis e das escolas municipais. O segundo momento iniciará com o desfile das Forças Armadas, com presença do 13º Batalhão de Infantaria Blindado do Exército de Ponta Grossa, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e demais entidades.

A Secretaria de Educação de Irati, organizadora do evento, solicita aos pais que retornem com seus filhos, depois da dispersão, para que os alunos possam assistir ao desfile, já que há mais de 20 anos não há a participação do exército e de um tanque blindado nos desfiles cívicos do município. Os veículos do Exército utilizados no desfile ficarão em exposição após o término do mesmo.

Cronograma do desfile

A Secretaria Municipal de Educação vem, há alguns meses, organizando o retorno do evento cívico da Independência do Brasil a Irati, e para organizar o desfile, promoveu diversas reuniões e contatos para definir as participações. Demais secretarias e departamentos ligados à Administração Municipal também se envolveram no processo.

Para o desfile desta sexta-feira (07), as apresentações foram divididas em 10 grupos, cada qual acompanhado por uma banda ou fanfarra.

Grupo 1 – acompanhado pela Fanfarra da Guarda Mirim, com concentração na Rua Conselheiro Zacarias, em frente à Copel.

Desfilam o prefeito, vice-prefeito, juiz, presidente e vereadores da Câmara em carro aberto. Do protocolo de abertura do desfile consta ainda a apresentação das bandeiras, atual legislatura da Câmara Municipal, incluindo os vereadores mirins.

Grupo 2 – acompanhado pela Fanfarra Capitão Vieira Lopes, de Prudentópolis, terá concentração na Rua Alexandre Pavelski.

Deste grupo participarão os CMEIs Padre Pedro, Alexandre Iarema, Anjo da Guarda, Clari Gomes Pedro, Dona Candinha, Irmã Anna, Jardim das Orquídeas, Leopoldina Chudek, Madre Tereza de Calcutá, Planalto do Futuro e Santo Antônio.

Grupo 3 – Acompanhado pela Banda João Paulo 2º, terá concentração na Rua Conselheiro Zacarias, em frente à Amcespar.

Irão compor este grupo a Escola e CMEI Municipal João Paulo 2º, Escola Municipal Mafalda Sotti Lopes, Escola Futuro, as escolas rurais municipais Atalino Borges, Cerro da Ponte Alta e dos Colonizadores, de Gonçalves Júnior.

Grupo 4 – Conduzido pela Fanfarra Mercedes Braga, também fará concentração na Rua Conselheiro Zacarias, em frente à Amcespar.

Desfilarão neste bloco a Escola Municipal Mercedes Braga, as escolas rurais municipais Esperança Carignano Chuilki, Linha Pinho de Cima, Olavo Anselmo Santini, Rosa Zarpelon, São Miguel de Itapará e o Colégio Estadual Rio do Couro.

Grupo 5 – Acompanhado pela fanfarra Irmã Helena Olek, terá concentração na Rua Conselheiro Zacarias, em frente à empresa de derivados de Leite São Miguel.

Irão compor este grupo as escolas municipais Irmã Helena Olek, Ana Amaral Gruber, Antonina Filllus Panka, Eduardo Laars do Camacuã, Lagoa e Francisco Stroparo.

Grupo 6 – Acompanhado pela Fanfarra Matilde Araújo do Nascimento, também se concentrará na Rua Conselheiro Zacarias, em frente à empresa de Leite São Miguel.

Integrarão este bloco as escolas municipais Matilde de Araújo do Nascimento, Francisco Vieira de Araújo, João Batista Anciutti, João Maria Pedroso, José Siqueira Rosas e Olaria Filipaki.

Grupo 7 – Seguido pela Fanfarra Municipal de Guamiranga, a exemplo dos dois grupos anteriores, fará concentração na Rua Conselheiro Zacarias próximo à empresa São Miguel.

Dentro deste grupo estarão as escolas municipais Padre Wenceslau, Plínio Anciutti Pessoa, Rosalina Cordeiro de Araújo, Estadual João XXIII, São Valdomiro e Tancredo Martins.

Grupo 8 – A Fanfarra da Guarda Mirim de Irati volta a se apresentar neste grupo que se concentrará na Rua Santos Thomás.

Compõem este bloco das apresentações o Exército, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Guarda Municipal e Conselho Tutelar.

Grupo 9 – Acompanhado pela Fanfarra Barão de Capanema, de Prudentópolis, terá concentração na Rua Conselheiro Zacarias, próximo ao Supermercado Ivasko.

Integram este grupo Provopar, ANAPCI, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Colégio SESI, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Escola Estadual Pio 12, Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva, Colégio Dinâmico e Associação Esportiva Iratiense de Futsal.

Grupo 10 – Acompanhado pela Fanfarra Boa Vista, de Guamiranga, também se concentrará nas imediações do Supermercado Ivasko, na Conselheiro Zacarias.

Compondo o último bloco do Desfile Cívico 2018, estarão o Estúdio de Dança Isabela Procek, o Clube dos Desvabradores Estrelas do Sul, Clube dos Aventureiros Estrelas Kids, Projeto Social de Karatê, Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo, Jeep Clube, Kart Clube, Clube de Rolimã, Grupo de Cavalgada e CTGs locais.

Último desfile cívico em Irati foi em 2014

Em 2014, aconteceu o último desfile cívico em Irati, realizado no dia 15 de novembro. Entretanto, o último Desfile da Independência, tradicional em 07 de setembro, aconteceu em 2013. O evento não foi realizado nos anos de 2015, 2016 e 2017.

No ano passado, houveram estudos para a realização do desfile cívico na data da Proclamação da República (15 de novembro), entretanto diversos eventos da área de educação, previamente agendados, coincidiram com datas próximas a esta programação, e acabaram inviabilizando os preparativos.

Para 2018, a organização do desfile calcula que em torno de 3.500 pessoas irão desfilar na Rua Conselheiro Zacarias. Nos preparativos do evento, além da equipe específica da Secretaria de Educação, estão reunidos direta e indiretamente mais de 100 participantes.

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

Inscrições para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Irati estão abertas

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Irati (CMDCA) com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social comunica que as inscrições para a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente...

 

Pubicada em: 17/09/2018

O departamento de Transito de Irati IRATRAN realizará a Semana Nacional de Trânsito

 

As atividades iniciam nesta terça (18) e vão até a terça-feira (25) com o tema "Nós Somos o Trânsito". Haverá palestras nas escolas e o encerramento contará com blitz educativas e o apoio da Polícia Militar de Irati, 21ª Ciretran ...

 

Pubicada em: 17/09/2018

Atenção para o fechamento de unidades de saúde para dedetização

 

A Secretaria de Saúde de Irati informa que nesta semana fará a DEDETIZAÇÃO de espaços de atendimento ao público no município e, por este motivo, haverá o fechamento destes locais, a partir das 13h. Destacamos que, no período da man...

 

Pubicada em: 17/09/2018

 

Copyright © 2015 powered by Portal irationline - Todos os direitos reservados.