Vitalle Laboratório
Irati online

Campanha de vacinação contra o Sarampo está em andamento

Publicado em 13/02/2020

Campanha de vacinação contra o Sarampo está em andamento

A partir desta semana teve início a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que permanecerá aberta até o dia 13/03, sendo o Dia "D" marcado para o sábado (15/02). Informações pelos telefones (42) 3907 3155 ou (42) 9 9104 1938.

FAIXAS ETÁRIAS

Para os grupos na faixa etária de 5 (cinco) a 19 anos e de 30 a 59 anos de idade, a vacinação contra o sarampo deverá acontecer de forma SELETIVA. Ou seja, de acordo com o histórico do esquema de vacinas. Para o grupo da faixa etária de 20 a 29 anos de idade, a vacinação deverá ocorrer de forma INDISCRIMINADA. Ou seja, mesmo que o indivíduo esteja com esquema completo, ele deverá receber mais uma dose da vacina contra o sarampo - fato justificado por ser esta a faixa etária mais acometida pelo sarampo, tanto em Irati, quanto a nível nacional. Para os profissionais de saúde se recomenda 2 doses da vacina independente da faixa etária em que se encontrem. Crianças de 0 a 4 anos só devem se vacinar caso estejam com atraso na dose zero (dos seis meses), na dose um (dos 12 meses) ou na dose de reforço (dos 15 meses).

AGENDAMENTOS PARA GRUPOS

Instituições comerciais e de ensino que possuem grande número de pessoas na faixa etária entre 20 e 29 anos podem entrar em contato pelos telefones (42) 3907 3155 ou (42) 9 9104 1938, para avaliar possibilidade de agendamento para vacinação in loco.

SURTO

Em Irati, um surto de sarampo teve início na data de 02/10/2019, quando um paciente que teve contato com caso confirmado de sarampo em Curitiba desenvolveu os sintomas da doença. De lá para cá, foram 33 casos notificados, sendo que resultados preliminares confirmam cinco casos. Quinze casos foram descartados e os demais aguardam resultados de exames.

CONTRAINDICAÇÕES E PRECAUÇÕES

Grávidas não devem ser vacinadas, pelo risco teórico de causar danos ao feto; Pessoas com imunodeficiências congênitas ou adquiridas (neste caso, na possibilidade de exposição ao vírus selvagem, avaliar risco-benefício individual pelo médico assistente); Infecção pelo HIV em indivíduos em vigência de imunossupressão grave (CD4<15%); Pessoas em uso de corticosteroides em doses imunossupressoras devem ser vacinadas com intervalo de pelo menos um mês após a suspensão da droga; Pessoas em uso de quimioterapia antineoplásica só devem ser vacinadas três meses após a suspensão do tratamento; Transplantados de medula óssea recomenda-se vacinar com intervalo de 12 a 24 meses após o transplante para a primeira dose.

Doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença; Pessoas com histórico de reação anafilática a doses anteriores de vacina contendo o componente sarampo devem ser vacinadas em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves (atendimento de urgência e emergência); Após uso de imunoglobulina, sangue e derivados, a vacinação deverá ser adiada por 3 a 11 meses, dependendo do hemoderivado e da dose administrada, devido ao possível prejuízo na resposta imunológica; A gravidez deve ser evitada por 30 dias após a vacina

Fonte: Prefitura Municipal de Irati

Últimas de Panorama

Imagem da Notícia

Secretaria de Assistência Social promove Baile do Namorico para população 60+ em Irati

Evento gratuito promovido pela Secretaria de Assistência Social de Irati traz lazer e interação social para a população idosa da cidade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Com 83% das obras concluidas, Irati se torna o primeiro município do Paraná a ganhar uma unidade da Cidade do Idoso

Em 2023, Irati será pioneira no estado ao receber a primeira Cidade do Idoso do Paraná, um complexo social dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida da terceira idade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Queijos, vinhos e poder feminino: ACIAI Mulher reúne 400 mulheres em evento memorável

A 4ª edição do evento 'Queijos e Vinhos Para Elas' fortaleceu a força feminina no associativismo. Com degustações, palestras inspiradoras e networking, o encontro reuniu 400 participantes e deixou uma marca indelével na comunidade feminina local.

Publicado em: 25/06/2023

Imagem da Notícia

Vandalismo e tentativa de furto de fiação elétrica afeta abastecimento de água em bairros de Irati, afirma Sanepar

Equipes trabalham para restabelecer funcionamento da unidade. Previsão é abastecimento volte durante madrugada de segunda-feira (26), de forma gradativa.

Publicado em: 25/06/2023

Destaques do Guia

Mais de Panorama

Publicidade

Naturati - Produtos Naturias Sabor e Saúde Produtos Naturais VET Q – CLINICA VETERINÁRIA
Imagem da Notícia

Educação abre cadastro para vagas nos CMEIs

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

Educação convoca aprovados em PSS

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

CEU das Artes terá Curso Gratuito de Informática Básica

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Programa Nacional de Imunização

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Secretaria de Saúde promoverá ações alusivas ao Mês da Mulher

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Educação abre PSS para contratação de professores

Publicado em: 18/02/2022

Publicidade

Naturati - Produtos Naturias Massagens Irati Serralheria e Vidraçaria BINTCHO
Imagem da Notícia

Alteração no esquema vacinal contra a Covid 19

Publicado em: 03/01/2022

Imagem da Notícia

Intervalo para aplicação da terceira dose contra Covid 19 é reduzido

Publicado em: 14/12/2021