Vitalle Laboratório
Irati online

Unicentro Ineti disponibiliza diariamente links de cursos online sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo

Publicado em 03/04/2020

Unicentro Ineti disponibiliza diariamente links de cursos online sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo

Com a suspensão de atividades presenciais, uma das preocupações centrais das pessoas é como manter a produtividade mesmo durante o período de quarentena. Como uma das respostas a esse desafio, a equipe da Ineti, que é a Incubadora de Negócios Irati, vinculada à Unicentro, está recomendando diariamente algumas atividades online. A ideia foi da estudante Dora Leandra Wolaniuk, estagiária da Ineti, que pensou em dar dicas sobre como aproveitar o tempo em casa de forma frutífera.

"Quando estava tudo normal, a rotina das pessoas era muito corrida, dificilmente elas tinham tempo. Então, de certa forma, tudo o que aconteceu é uma oportunidade para que as pessoas parem e pensem no seu desenvolvimento pessoal, que pensem 'como eu posso aproveitar esse meu tempo com qualidade?'. Então, uma forma dessas é fazer cursos, palestras. Tem, então, um vasto material na web que a gente pode utilizar", relata Dora.

Os eventos em ambientes virtuais indicados pela Ineti têm temáticas voltadas ao desenvolvimento de negócios, com o intuito de dar suporte aos empreendedores e, também, incentivar quem tem ideias inovadoras. Segundo a estagiária Dora, as atividades são selecionadas a partir de uma plataforma online de eventos chamada Sympla. "Eu comecei a procurar nessa plataforma e vi que tem vários cursos, palestras, workshops online acontecendo. Então, eu fui filtrando por assunto, sempre os assuntos mais voltados para o empreendedorismo, para o desenvolvimento pessoal, para a inovação, para o marketing, e vi que tinha vários cursinhos disponíveis com esses temas".

De segunda a sexta-feira, às 7 da manhã, a página da Ineti no Facebook compartilha uma lista de eventos online e gratuitos que estão agendados para o dia em questão. Qualquer pessoa pode participar, mas é preciso ficar atento ao início de cada evento, pois boa parte deles são instantâneos, ou seja, ocorrem exclusivamente na data e horário marcados. Outras dicas da Incubadora de Negócios de Irati nas redes sociais estão na série "O que fazer na quarentena", veiculada todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às três da tarde. Na série, são postadas opções de cursos de capacitação fornecidos por instituições como o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas.

Quem tem aproveitado os cursos recomendados pela Incubadora de Negócios é o Rodrigo Felipe de Moura, dono de uma empresa de chás, que é um dos projetos incubados pela Ineti. "Eu tenho aproveitado para procurar cursos nas áreas do meu interesse, principalmente agora no que eu mais estou precisando que é no marketing e mais específicos sobre as plantas. Também estou aproveitando o meu tempo livre pra fazer o meu site. Então, em breve, o site da Faxinal Chás estará disponível para todos", vislumbra.

A Incubadora de Negócios Irati geralmente atende os gerentes das empresas em sua sede, que fica no Campus Irati da Unicentro. Mas como as atividades presenciais da universidade estão suspensas, o serviço de assessoria está sendo prestado de forma remota. O diretor da Ineti, professor Diogo Luders Fernandes, acredita que neste momento de incertezas sobre o futuro da economia, o papel da Incubadora é fundamental para a manutenção das empresas vinculadas à Ineti.

"A gente prevê uma recessão econômica. Então, a gente vai ter, muito provavelmente, uma dificuldade financeira. A gente vai ter que encontrar outras alternativas, principalmente entendendo qual o momento que em que eles estão dos projetos incubados deles para a gente poder oferecer produtos e serviços específicos, que auxiliem realmente eles a desenvolver ações que venham a fortalecer a empresa que eles tanto estão sonhando", avalia Diogo.

Além de se preocupar com a estabilidade dos projetos incubados e pré-incubados, a Ineti também tem feito o planejamento de algumas ações a serem colocadas em prática assim que for seguro retomar as atividades presenciais. "Educação empreendedora para as escolas. A gente está pensando em trabalhar com grupo da terceira idade, pensa em ampliar um pouco mais os editais de incubação e pré-incubação e auxiliar os incubados e pré-incubados nesse momento difícil que a gente tem. Assim como, também, oportunizar alguns cursos para a comunidade acadêmica e para a comunidade em geral sobre assuntos que nós temos domínio dentro da universidade".

Uma das ações mais pontuais da Incubadora de Negócios Irati é a produção de um e-book para quem já é e também para quem pretende se tornar um empreendedor. De acordo com a equipe da Ineti, o conteúdo do e-book, que será lançado nos próximos dias, incluirá as plataformas de eventos e cursos online, e também, indicações de filmes, livros e séries televisivas que sirvam de inspiração para o mundo do empreendedorismo.

"Que não seja um momento ocioso, mas de criatividade realmente. Então, eu sei que é um momento difícil, é claro, mas é um momento em que podem surgir diversas oportunidades onde as pessoas possam se sobressair e novas empresas possam surgir", finaliza Diogo

Últimas de Panorama

Imagem da Notícia

Secretaria de Assistência Social promove Baile do Namorico para população 60+ em Irati

Evento gratuito promovido pela Secretaria de Assistência Social de Irati traz lazer e interação social para a população idosa da cidade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Com 83% das obras concluidas, Irati se torna o primeiro município do Paraná a ganhar uma unidade da Cidade do Idoso

Em 2023, Irati será pioneira no estado ao receber a primeira Cidade do Idoso do Paraná, um complexo social dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida da terceira idade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Queijos, vinhos e poder feminino: ACIAI Mulher reúne 400 mulheres em evento memorável

A 4ª edição do evento 'Queijos e Vinhos Para Elas' fortaleceu a força feminina no associativismo. Com degustações, palestras inspiradoras e networking, o encontro reuniu 400 participantes e deixou uma marca indelével na comunidade feminina local.

Publicado em: 25/06/2023

Imagem da Notícia

Vandalismo e tentativa de furto de fiação elétrica afeta abastecimento de água em bairros de Irati, afirma Sanepar

Equipes trabalham para restabelecer funcionamento da unidade. Previsão é abastecimento volte durante madrugada de segunda-feira (26), de forma gradativa.

Publicado em: 25/06/2023

Destaques do Guia

Mais de Panorama

Publicidade

VET Q – CLINICA VETERINÁRIA Tratamento Com cone Hindu Serralheria e Vidraçaria BINTCHO
Imagem da Notícia

Educação abre cadastro para vagas nos CMEIs

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

Educação convoca aprovados em PSS

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

CEU das Artes terá Curso Gratuito de Informática Básica

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Programa Nacional de Imunização

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Secretaria de Saúde promoverá ações alusivas ao Mês da Mulher

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Educação abre PSS para contratação de professores

Publicado em: 18/02/2022

Publicidade

ESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADO Naturati - Produtos Naturias Sabor e Saúde Produtos Naturais
Imagem da Notícia

Alteração no esquema vacinal contra a Covid 19

Publicado em: 03/01/2022

Imagem da Notícia

Intervalo para aplicação da terceira dose contra Covid 19 é reduzido

Publicado em: 14/12/2021