Sabor e Saúde Produtos Naturais
Irati online

Novas normas do serviço funerário em Irati estão vigorando desde maio

Publicado em 06/07/2020

Novas normas do serviço funerário em Irati estão vigorando desde maio

Desde o mês de maio estão vigorando medidas complementares para a prestação de serviços funerários, no âmbito da Situação de Emergência em Saúde Pública, decorrente do novo Coronavírus. As normas estabelecidas pelo decreto 154/2020 levam em consideração a Lei Federal 13.979 e a Portaria 356 do Ministério da Saúde, que dispõem sobre as medidas para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública, de importância internacional, e ainda a Nota Orientativa da Secretaria de Estado da Saúde

do Paraná 19/2020, que trata das recomendações gerais para manejo de óbitos suspeitos e confirmados por Covid-19 no Estado do Paraná.

O documento recomenda a adoção de medidas complementares na prestação do serviço funerário em Irati, assim descritas:

Fica proibida a realização de qualquer procedimento de somatoconservação, quer seja

tanatopraxia, embalsamento ou formalização, em casos suspeitos ou confirmados de Coronavírus (COVID-19).

Todos os entes envolvidos no atendimento ao óbito, até a realização do sepultamento ou cremação, devem primar pela agilidade, visando minimizar o tempo entre a declaração do óbito e sua destinação final.

Os casos envolvendo óbitos suspeitos ou confirmados por Coronavírus (COVID-19), devem ter, obrigatoriamente, o caixão fechado pela funerária e as tarraxas retiradas, não podendo mais ser aberto.

Estão proibidos de serem servidos alimentos durante o velório, sendo permitido somente líquidos, desde que devidamente envasados.

Fica proibida a realização de velórios em residências, assim como em ambientes com área inferior a 30m².

Os presentes ao velório não podem ultrapassar o número de dez pessoas, observando, para tal, o distanciamento de dois metros entre elas.

As janelas e portas do local do velório devem ser mantidas abertas para propiciar a ventilação constante.

Idosos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes, lactantes, crianças, assim como familiares que apresentarem sintomas respiratórios como (febre,

tosse, dor de garganta, coriza ou congestão nasal, não devem ir aos velórios, mantendo o isolamento social.

Ao entrar e sair das capelas mortuárias, os familiares enlutados devem realizar a desinfecção das mãos com álcool gel 70%.

Fica proibido qualquer tipo de aglomeração de pessoas em velórios e sepultamentos.

O corpo não pode ser manipulado por ninguém, exceto os profissionais que irão fazer o preparo do corpo e/ou coleta de exames, devidamente paramentados com Equipamentos de Proteção Individual – EPI.

A urna dos falecidos por suspeita ou confirmação de Covid-19 deverá ser lacrada imediatamente após o preparo do corpo. Em momento nenhum poderá ser aberta novamente.

Devem ser evitados apertos de mãos e qualquer contato físico entre os participantes, mantendo-se distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

Os funerais terão tempo limitado, sendo que velórios que iniciem a partir das 17h30m deverão ter o sepultamento até à 8h do dia seguinte. Velórios que iniciem a partir das 8h deverão ter o sepultamento até à 11h30 do mesmo dia. Velórios que iniciem a partir das 11h30 deverão ter o sepultamento até as 17h do mesmo dia.

Outras providências são evitar tocar no cadáver durante o velório e excluir a lista de presença. O local do velório deverá ser higienizado completamente após cada sepultamento.

É de responsabilidade do emitente das declarações de óbito noticiar aos familiares da pessoa falecida, com suspeita ou confirmação de óbito por Coronavírus (COVID-19), assim como fazer constar esta informação entre as condições e causas do óbito. Neste caso, ao entregar a documentação aos familiares, a instituição deve orientá-los sobre a necessidade de quarentena (isolamento domiciliar), assim como comunicar ao Serviço Funerário o óbito sob suspeita e/ou confirmação de Coronavírus (COVID-19).

Os protocolos da Secretaria Municipal da Saúde referentes ao Fluxo de Assistência ao Óbito; e o Protocolo para Serviços Funerários e Congêneres no Município de Irati/PR deverão ser rigorosamente cumpridos pelos serviços de saúde, assim como pelas concessionárias do Serviço Funerário Municipal.

O decreto 154/2020, em vigor, vigerá enquanto perdurar a Situação de Emergência em Saúde Pública e está disponível para download no site oficial da Prefeitura em www.irati.pr.gov.br , bastando clicar no banner "decretos", no menu rotativo no topo da página.

FONTE: SECOM IRATI
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Prefeitura de Irati - Paraná

Últimas de Panorama

Imagem da Notícia

Secretaria de Assistência Social promove Baile do Namorico para população 60+ em Irati

Evento gratuito promovido pela Secretaria de Assistência Social de Irati traz lazer e interação social para a população idosa da cidade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Com 83% das obras concluidas, Irati se torna o primeiro município do Paraná a ganhar uma unidade da Cidade do Idoso

Em 2023, Irati será pioneira no estado ao receber a primeira Cidade do Idoso do Paraná, um complexo social dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida da terceira idade.

Publicado em: 26/06/2023

Imagem da Notícia

Queijos, vinhos e poder feminino: ACIAI Mulher reúne 400 mulheres em evento memorável

A 4ª edição do evento 'Queijos e Vinhos Para Elas' fortaleceu a força feminina no associativismo. Com degustações, palestras inspiradoras e networking, o encontro reuniu 400 participantes e deixou uma marca indelével na comunidade feminina local.

Publicado em: 25/06/2023

Imagem da Notícia

Vandalismo e tentativa de furto de fiação elétrica afeta abastecimento de água em bairros de Irati, afirma Sanepar

Equipes trabalham para restabelecer funcionamento da unidade. Previsão é abastecimento volte durante madrugada de segunda-feira (26), de forma gradativa.

Publicado em: 25/06/2023

Destaques do Guia

Mais de Panorama

Publicidade

AUTO SOCORRO ZANLORENCI Sabor e Saúde Produtos Naturais Naturati - Produtos Naturias
Imagem da Notícia

Educação abre cadastro para vagas nos CMEIs

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

Educação convoca aprovados em PSS

Publicado em: 07/03/2022

Imagem da Notícia

CEU das Artes terá Curso Gratuito de Informática Básica

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Programa Nacional de Imunização

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Secretaria de Saúde promoverá ações alusivas ao Mês da Mulher

Publicado em: 24/02/2022

Imagem da Notícia

Educação abre PSS para contratação de professores

Publicado em: 18/02/2022

Publicidade

ESQUADRIAS DE MADEIRA MACHADO VET Q – CLINICA VETERINÁRIA Serralheria e Vidraçaria BINTCHO
Imagem da Notícia

Alteração no esquema vacinal contra a Covid 19

Publicado em: 03/01/2022

Imagem da Notícia

Intervalo para aplicação da terceira dose contra Covid 19 é reduzido

Publicado em: 14/12/2021