
Publicado em 18/08/2015
Mostra conta com 46 peças do Museu de Geociências do campus Irati da Unicentro, e do acervo pessoal da professora Angela Guedes Moreira Lara.
Com o intuito de valorizar a diversidade marinha e mostrar as riquezas que estão escondidas no fundo do mar, está aberta para visitação a exposição Tesouros do Mar, na Casa da Cultura de Irati. A mostra conta com 46 peças do Museu de Geociências do campus Irati da Unicentro, e do acervo pessoal da professora Angela Guedes Moreira Lara.
A responsável pela exposição e técnica de laboratório, Ana Maria Charnei conta que fazem parte da mostra conchas, corais, crânios de um golfinho e de uma tartaruga marinha encontrados no litoral do Paraná, e também um crustáceo que foi doado à Unicentro pela Petrobras. São materiais diferentes com os quais comumente não temos contato. As conchas por exemplo são provenientes além do Brasil, de países como África, Austrália, México, Mar do Caribe, Índia e Sri Lanka, acrescenta.
Ana conta que o Museu de Geociências começou a partir de um sonho pequeno da professora Angela Guedes Moreira Lara, do Departamento de Turismo, e do professor Luiz Carlos Basso, do Departamento de Geografia. Ambos reuniram suas coleções particulares, Basso cedeu fósseis e rochas, e Angela invertebrados marinhos, materiais que usava nas aulas de zoologia do antigo curso de Ciências.
Eles reuniram tudo isso e teve início o projeto de extensão que sempre teve o intuito de receber visitantes, como as escolas que trazem as crianças. Hoje temos uma exposição montada no Museu do Bosque com rochas e fósseis, sempre mantendo as portas abertas para as escolas. Temos ainda, muito material didático com animais invertebrados que as escolas emprestam para trabalhar com os alunos. Então o Museu tem esse papel didático-educativo, destaca Ana.
A exposição Tesouros do Mar segue na Casa da Cultura até o dia 27, com o seguinte horário de visitação: segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h, e aos sábados das 13h às 16h. Em setembro, a mostra será exposta na cidade de Mallet.
Divisão de Comunicação Social Unicentro, campus Irati
Evento gratuito promovido pela Secretaria de Assistência Social de Irati traz lazer e interação social para a população idosa da cidade.
Publicado em: 26/06/2023
Em 2023, Irati será pioneira no estado ao receber a primeira Cidade do Idoso do Paraná, um complexo social dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida da terceira idade.
Publicado em: 26/06/2023
A 4ª edição do evento 'Queijos e Vinhos Para Elas' fortaleceu a força feminina no associativismo. Com degustações, palestras inspiradoras e networking, o encontro reuniu 400 participantes e deixou uma marca indelével na comunidade feminina local.
Publicado em: 25/06/2023
Equipes trabalham para restabelecer funcionamento da unidade. Previsão é abastecimento volte durante madrugada de segunda-feira (26), de forma gradativa.
Publicado em: 25/06/2023
Publicado em: 07/03/2022
Publicado em: 07/03/2022
Publicado em: 24/02/2022
Publicado em: 24/02/2022
Publicado em: 24/02/2022
Publicado em: 18/02/2022
Publicado em: 03/01/2022
Publicado em: 14/12/2021