
Publicado em 19/08/2015
Projeto busca organizar e motivar os agricultores a trabalhar ainda mais com a apicultura.
Na língua Tupi-Guarani, Irati significa rio de mel. Fazendo jus ao nome, o interior do município é importante produtor de mel. Com a intenção de organizar e motivar os agricultores a trabalhar ainda mais com a apicultura, foi realizado na noite de segunda-feira ,17, importante reunião que contou com 30 apicultores. O encontro aconteceu na sede da associação de Guamirim e além dos agricultores, esteve presente o Secretário Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Leoni Ribas e do coordenador de Agroecologia Marcelo Campelo, que conduziu a reunião.
Campelo expôs as ideias de se organizar os apicultores e assim criar um selo, deixando a informalidade e assim agregar valores ao produto e comercializar de forma direta, sem os famosos atravessadores. A primeira iniciativa a ser desenvolvida é o término da construção da Casa do Mel, e realizar o envase do produto, deixando o mel pronto para ser comercializado por um preço padronizado, dando assim, melhores oportunidades aos produtores. "Trago a vocês uma notícia boa. Na próxima segunda-feira ,24, inicia-se a construção da Casa do Mel e uma equipe da prefeitura estará trabalhando e dentro de um mês, ficará pronta", destacou o coordenador. Outra novidade foi a divulgação de cursos em conjunto com o Senac voltados aos apicultores, inclusive com distribuição de material. A localidade de Guamirim vai abrigar um curso de 21 a 24 de setembro, voltado aos apicultores. Depois do envase, vocês definem o valor do produto final, mas será padronizado. Faz-se necessário lembrar que tudo tem custo. Então quem trabalhar na indústria para fazer o envase, receberá pelo serviço prestado e por isso, a necessidade de se fazer os cursos, arrematou.
O Secretário Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar Leoni Ribas, destacou a presença dos agricultores. Ressaltou que além do projeto dos apicultores, outros projetos voltados a agricultura familiar, serão desenvolvidos na sequência. Ressaltou ser de suam importância ouvir as demandas das comunidades. O projeto da Casa do Mel, já vinha sendo viabilizado pelo ex Secretário Cláudio Ramos e agora estamos dando ênfase na conclusão dessa casa do Mel. "Fizemos um planejamento com a equipe do pátio de máquinas e a partir da segunda-feira ,24, retomamos os trabalhos que devem ser finalizados em 15 dias. Na inauguração teremos a presença do Prefeito, da Unicentro que foi parceira no início do projeto e claro os agricultores", diz. Ribas, destaca a qualificação da mão de obra do homem do campo. " Nossa ideia é fazer em outras comunidades centros de beneficiamentos também. A Jornada de Agroecologia realizada há um mês, trouxe abertura, realizou debates sobre produtos diferenciados e agregação de valores e especialmente produtos naturais. Não olhar apenas a agricultura como fonte de renda, utilizando agrotóxicos e produtos químicos",finaliza.
O encontro desenvolvido em Guamirim contou com a participação do Coordenador da Cooperativa Girassol, Fernando, que disse que a partir de hoje pode-se dizer que Irati tá dando um passo no avanço da área industrial. É uma forma de agregar valor na produção de mel. Pode ser uma forma de evitar o êxodo rural. A mão de obra no campo está defasada. É preciso ter diversidade na agricultura familiar. Atualmente nos programas do governo como PAA e PENAI, pode participar apenas com o selo, conclui.
Secom Prefeitura de Irati
Evento gratuito promovido pela Secretaria de Assistência Social de Irati traz lazer e interação social para a população idosa da cidade.
Publicado em: 26/06/2023
Em 2023, Irati será pioneira no estado ao receber a primeira Cidade do Idoso do Paraná, um complexo social dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida da terceira idade.
Publicado em: 26/06/2023
A 4ª edição do evento 'Queijos e Vinhos Para Elas' fortaleceu a força feminina no associativismo. Com degustações, palestras inspiradoras e networking, o encontro reuniu 400 participantes e deixou uma marca indelével na comunidade feminina local.
Publicado em: 25/06/2023
Equipes trabalham para restabelecer funcionamento da unidade. Previsão é abastecimento volte durante madrugada de segunda-feira (26), de forma gradativa.
Publicado em: 25/06/2023
Publicado em: 07/03/2022
Publicado em: 07/03/2022
Publicado em: 24/02/2022
Publicado em: 24/02/2022
Publicado em: 24/02/2022
Publicado em: 18/02/2022
Publicado em: 03/01/2022
Publicado em: 14/12/2021